A história do Piquenique



Diz-se que o saber deve ser partilhado de geração para geração, mas por vezes é preciso acontecer um imprevisto ou uma mudança inesperada para uma família se unir em torno de uma ideia, uma paixão ou um negócio. Foi o que aconteceu no caso da marca Piquenique, que surgiu quando a mãe Di ficou desempregada aos 50 anos e decidiu dar toda a sua atenção àquilo que realmente gostava: cozinhar. Como a comida tem a particularidade de juntar as pessoas, a mãe Di decidiu partilhar a sua comida caseira através da organização de pequenos caterings e de encomendas para pessoas amigas. As encomendas foram aumentado, o feedback também foi positivo e a necessidade de expandir veio por acréscimo.  



Por esta altura já o seu gosto pela culinária tinha chegado a Andreia, a sua filha mais velha, que apesar de se ter formado em psicologia sempre teve um enorme fascino por arte e cozinha. Após dedicar inúmeras horas à cozinha e essencialmente à pastelaria, em 2008 surgiu a primeira encomenda de cake design e a Andreia sentiu a necessidade de aperfeiçoar a sua técnica e decidiu frequentar um master de cake design pela escola PME, assim como frequentar tantas outras formações como modelagem e expressões faciais. Hoje em dia, está totalmente responsável pelos doces, sobremesas, pastelaria e respetivas decorações, onde se nota uma imensa dedicação aos pormenores.



Em 2010, a Eduarda, a filha mais nova, já estava também a deixar-se encantar pela marca Piquenique. A sua formação em fotografia e a sua licenciatura em cinema foram uma forma de ajudar a família a fazer o negócio crescer, ao fotografar os produtos e ao divulgar as imagens nas redes sociais. Quando surgiu a oportunidade de abrirem o primeiro espaço, em Outubro de 2011, na Fundação Escultor José Rodrigues, no Porto, a Eduarda decidiu dedicar-se a 100% ao projeto e começou a tratar da imagem da marca, assim como da sua divulgação, gestão, organização e contacto com o público.




Em 2014 o Piquenique abriu a sua segunda loja, nas renovadas Galerias Lumiére no Porto.
A família Piquenique aceita encomendas dos seus produtos por e-mail, telefone ou na sua loja. Disponibilizando-se também para organizar eventos, caterings, festas, aniversários e até entregas surpresas.   
Entretanto a mãe Di possivelmente está na cozinha a terminar um bolo caseiro enquanto a sua filha mais velha Andreia imagina como o irá decorar e a Eduarda espera ansiosamente pela altura em que os vai fotografar e mostrar ao mundo. O saber não poderia ter sido partilhado de melhor maneira.

CONVERSATION